Agreco

13/10/2014

Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de SP

Graças às políticas públicas de compras de alimentos junto aos agricultores familiares e pelo surgimento de lojas especializadas e espaços nos supermercados que apresentam aos consumidores produtos livres de agrotóxicos, hormônios, remédios ou componentes transgênicos, o mercado de produtos orgânicos no Brasil, segundo estimativas do Instituto de Promoção do Desenvolvimento, deve movimentar R$ 2 bilhões este ano. Mesmo com números tão positivos, ainda existem desafios a serem superados como o estímulo e organização da produção e comércio desses produtos. Para isso, durante a 5ª edição do Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de São Paulo, realizada no dia 17 de outubro de 2014, das 10h à 14h, no Parque da Água Branca, a Rodada de Negócios entre produtores/fornecedores e compradores de produtos orgânicos.

A Rodada de Negócios, organizada pelo Festival de Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de São Paulo Orgânica e pelas Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, foi idealizada para ser um instrumento de estímulo e fomento ao comércio de produtos orgânicos, aproximando a produção e distribuição, com ganhos na redução dos custos de intermediação e no aumento da oferta de produtos com qualidade e regularidade. “Mesmo com o comércio aumentando, ainda é muito pulverizado e irregular. Algumas redes varejistas dizem que não vendem mais porque não têm fornecedores que assegurem a oferta de um portfólio diversificado de produtos, com qualidade e regularidade de fornecimento. Nossa intenção é estreitar essa relação entre vendedor e comprador para que os produtos orgânicos cheguem cada vez mais à mesa dos brasileiros, fortalecendo o mercado de orgânicos em nosso país”, diz Leila D, idealizadora e realizadora da Feira. Grandes e médias empresas já confirmaram presença no evento como Pão de Açúcar, Walmart, Organomix e Blessing.

Festival da Gastronomia Orgânica

A 5ª edição do Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de São Paulo Orgânica, que acontece de 17 a 19 de outubro, irá reunir aproximadamente 50 expositores do segmento familiar, orgânico, ecológico e sustentável, criando um espaço para lançamentos de novos produtos que estejam alinhados com o conceito de saudabilidade e sustentabilidade. Várias novidades estão sendo preparadas. Serão 20 barracas e quatro food trucks, mostrando que é possível consumir comidas saudáveis na rua. Haverá ainda um espaço na feira de produtos orgânicos, familiares e sustentáveis com diversos expositores, principalmente da agricultura familiar – 85% do mercado é abastecido por eles -, processos artesanais e exclusivos apresentando as novidades para o público vegetariano e para os que apreciam os orgânicos. Várias empresas já estão confirmadas como Native, Blessing, Surya, Cia Orgânica, Emporium Vida (MG), Cooperativa Agreco (SC), entre outras.

O evento tem a realização da Leila D e Maná Produções com o apoio da Associação da Agricultura Orgânica (AAO); Sociedade Nacional da Agricultura (SNA) e parceria da Confederação Nacional do Turismo (CNtur); Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (ABRESI); Associação de Restaurantes Gastronômicos das Américas (Aregala). Com patrocínio da Edenred/Ticket; FAESP; Itaipu Binacional. Organomix e Korin.

Saiba mais sobre a Feira no site http://festgastronomiaorganica.com.br

Serviço

5º Festival da Gastronomia e Feira de Produtos Orgânicos de SP
Quando: 17 a 19 de outubro de 2014
Horário: dia 17, abertura da feira; dia 18, das 10h às 18h; dia 19, das 10h às 17h.
Onde: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes – São Paulo, SP).


Conteúdo relacionado: Notícias
DoDesign-s Design & Marketing